A época que agora inicia irá marcar o 50º aniversário da primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus conquistada pelo Benfica, na época 1960/61, esta celebração irá prolongar-se por dois anos, pois na época seguinte festejar-se-á a segunda conquista deste troféu.
Após a brilhante conquista de 1961, minimizada por muitos pela ausência do clube que à época era considerado como o melhor do velho continente e que havia conquistado o troféu nas cinco épocas anteriores.
A 2 de Maio de 1962, após eliminar O Viena de Áustria, o Nuremberga e o Tottenham, o Benfica alcança a sua segunda final europeia, e tem oportunidade de defrontar o Real Madrid, que alcançava a sexta final em sete edições da prova.
No Estádio Olímpico de Amesterdão, o Benfica alinha com Costa Pereira; Mário João e Ângelo; Cavém, Germano e Cruz; José Augusto, Eusébio, Águas (cap), Coluna e Simões, o Real Madrid entra melhor no jogo e aos 23 minutos já ganhava por 2-0, ambos os golos de autoria de Puskas, no entanto José Águas e Cavém, em 11 minutos, restabeleceriam a igualdade, que novamente Puskas haveria de quebrar, fixando o resultado ao intervalo de 3-2 favorável aos Espanhóis, na segunda parte o Benfica daria a volta ao resultado, logo aos 50 minutos Coluna marca o golo da igualdade, para depois surgir Eusébio que aos 62 minutos, de grande penalidade, e aos 68 minutos, estabelecer o resultado final em 5-3, favorável ao Benfica, dissipando desta forma qualquer dúvida sobre o seu real valor.
Passe o cursor sobre o cachecol para ver pormenor da imagem central, onde, apesar da má definição, se reconhece o onze vencedor, em cima da esquerda para a direita, Germano, Ângelo, Cavém, Mário João, Cruz e Costa Pereira, em baixo, José Augusto, Eusébio, José Águas, Coluna e Simões, pode ainda ver AQUI o resumo da 1ª parte do jogo e AQUI o resumo da 2ª parte.
Cachecol do Museu pessoal, dedicado ao Benfica, do meu grande amigo Fernando, podem conhecer melhor este espaço AQUI.
De referir que o Fernando, com este museu, tem o seu nome inscrito no Livro de Recordes do Guinness, com "A Maior Colecção de Memorabila Desportiva do Benfica", possuindo um total 1625 objectos, a 13 de Novembro de 2008.
Cachecol da Casa do Benfica em Abrantes, casa nº 38.
Cachecol da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, casa nº 171.
Montemor-o-Velho, é uma vila do distrito de Coimbra, na região Centro e sub-região Baixo Mondego, passe o cursor sobre o cachecol para ver em pormenor o logo desta casa, neste logo surge representado o castelo de Montemor-o-Velho, ex-líbris da vila e símbolo das constantes lutas pela conquista do território aos Mouros.
Cachecol oficial licenciado pela Adidas, época 2010/2011.
Mais uma vez sinto-me na obrigação de fazer um reparo em relação a um cachecol da Adidas, depois de há dois anos os cachecóis terem um erro ortográfico e dos verdes da época passada, este ano nova gralha, apesar de este ser em termos de composição bastante melhor. Após a conquista do Campeonato Nacional, o Benfica lançou de imediato o novo equipamento principal para a nova época, possuindo este uma grande inovação ao nível do emblema, depois das três estrelas das duas épocas anteriores relativas aos 31 Campeonatos Nacionais conquistados, esta época o emblema aparenta apenas uma estrela dourada, justificada pelos 50 anos da conquista da primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus, não entendo assim porquê o cachecol, onde o emblema é em tudo igual ao da camisola, apresenta três estrelas ?
Mini cachecol oficial incluído do PACK CRIANÇA recentemente lançado pelo Benfica e que se encontra à venda na Megastore, como o nome indica trata-se de um pack especialmente concebido para os adeptos mais novos e para além do cachecol possui ainda um CD com músicas especialmente adaptadas para os mais novos.
O CD contém as seguintes faixas: 01 - Sou do Benfica desde pequenino; 02 - A táctica do mister; 03 - Pantera Negra; 04 - Dia do jogo; 05 - O maestro capitão; 06 - Quando eu for grande; 07 - Estádio da Luz; 08 - O desporto no Benfica; 09 - Somos mesmo campeões; 10 - O voo da águia.
Cachecol comemorativo dos jogos entre o Benfica e o Barcelona, referentes aos Quartos-de-final, da Liga dos Campeões, época 2005/06.
Outra versão do cachecol comemorativo do 50º aniversário da primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus conquistada pelo Benfica, passe o cursor sobre o cachecol para comparar com a outra versão, leia um artigo sobre este acontecimento no cachecol # 1146.
Cachecol oficial relativo ao jogo entre o Liverpool e o Benfica, relativo à 2ª mão, dos Quartos-de-final, da Liga Europa época 2009/10, realizado em Anfield.
Este cachecol foi oferecido exclusivamente a quem viajou a Liverpool com a Benfica Viagens.
Deixo aqui um enorme agradecimento a quem me ofereceu este cachecol.
Cachecol relativo ao jogo entre o Benfica e o AEK, da 6ª Jornada, da Liga Europa, época 2009/10, a originalidade deste cachecol consiste no erro da data do jogo, que se realizou a 17 de Dezembro de 2009 e não na data que nele se encontra inscrita.
Cachecol relativo ao jogo entre o Benfica e o Everton, da 3ª Jornada, da Liga Europa, época 2009/10, a originalidade deste cachecol consiste no erro da data do jogo, que se realizou a 22 de Outubro de 2009, e não na data que nele se encontra inscrita, como é fácil de entender a data destes dois cachecóis foi trocada por engano.
Uma palavra de agradecimento a quem me ofereceu este cachecol.
Cachecol produzido pelo patrocinador do Campeonato Nacional, e que dá o nome à principal competição de futebol profissional do nosso país, este cachecol é dedicado ao Benfica, não só pela cor do fundo como também na frase na zona central, inspirada em parte da letra do nosso hino "...É TER NA ALMA A CHAMA IMENSA...".