Cachecol de origem Italiana, comemorativo da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1989/1990, entre o Benfica e o AC Milan, jogada a 23 de Maio de 1990, em Viena. A inscrição C'ERO ANCH'IO significa EU ESTIVE LÁ.
O Benfica chega à sua sétima final na competição, após uma brilhante participação na prova, com sete vitórias e uma derrota, 21 golos marcados e 3 sofridos. Iniciando a prova com a eliminação dos Irlandeses do Derry City, na 1ª eliminatória, com uma vitória no jogo da 1ª mão, na Irlanda por 2-1, golos de Thern e Ricardo, no jogo da 2ª mão, na Luz, o Benfica vence por 4-0, golos de Magnusson, Vata, Ricardo e Aldair. Na 2ª eliminatória, frente aos Húngaros do Honved, o Benfica conquista uma vitória, no jogo da 1ª mão, na Hungria, por 2-0, golos de Pacheco e Valdo, no jogo na Luz, da 2ª mão, o Benfica vence por 7-0, golos de César Brito (2), Vata (2), Magnusson (2) e Abel Campos.
Nos Quartos-de-Final o Benfica defronta os Russos do Dniepr (actualmente FC Dnipro Dnipropetrovsk, equipa Ucraniana), no jogo da 1ª mão, na Luz, o Benfica vence por 1-0, golo de Magnusson, no jogo da 2ª mão, nova vitória desta feita por 3-0, golos de Lima (2) e Ricardo.
Nas Meias-Finais o Benfica encontra os franceses do Marselha, onde alinhavam entre outros, Amoros, Deschamps, Tigana, Papin e Mozer, que se havia transferido nessa mesma época, haveria de regressar ao Benfica na época 1993-94. No jogo da 1ª mão, o Benfica, sairia derrotado por 2-1, sendo o golo do Benfica apontado por Lima. No jogo da 2ª mão, em Lisboa, o Benfica ganharia por 1-0, através do famoso golo de Vata, supostamente apontado com a mão.
Por seu lado o Milan chega à Final, deixando pelo caminho, os Finlandeses do HJK Helsinki, o Real de Madrid, os Belgas do Mechelen e o Bayern de Munique.
No jogo da Final pelo Benfica, orientado por Sven-Goran Eriksson, alinham Silvino (cap); José Carlos, Ricardo, Aldair e Samuel; Hernâni e Thern; Vítor Paneira (Vata 75m), Valdo e Pacheco (César Brito 58m); Magnusson. Pelo Milan, orientado por Arrigo Sacchi, alinham, Giocanni Galli; Baresi (cap); Tassoti, Costacurta e Maldini; Colombo (Filippo Galli 88m) e Ancelotti (Massaro 73m); Rijkaard, Gullit e Evani; Van Basten. O Milan acabaria por vencer esta Final por 1-0, golo apontado por Rijkaard aos 67 minutos
Cachecol em lã, com estampagem monocromática, típico dos anos 80.
Victorio Maximiliano Pereira Páez, nasceu a 8 de Junho de 1984, em Montevideo, Uruguai. Cumpre a 5ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 2 de Setembro de 2007, na 3ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Nacional da Madeira.
Javier Pedro Saviola Fernández, nasceu a 11 de Dezembro de 1981, em Buenos Aires, Argentina. Cumpre a 3ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 16 de Agosto de 2009, na 1ª Jornada, do Campeonato Nacional, frente ao Marítimo.
Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán, nasceu a 23 de Fevereiro de 1988, em Buenos Aires, Argentina. Cumpre a 2ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 7 de Agosto de 2010, na final da Supertaça, frente ao Porto.
Rodrigo Moreno Machado, nasceu a 6 de Março de 1991, no Rio de Janeiro, Brasil. Naturalizado espanhol. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 18 de Setembro de 2011, na jogo da 5ª Jornada, do Campeonato Nacional, frente à Académica.
Bruno César Zanaki, nasceu a 3 de Novembro de 1988, em Santa Bárbara d'Oeste, Brasil. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 3 de Agosto de 2011, na 2ª mão, da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos do Trabzonspor.
Emerson da Conceição, nasceu a 23 de Fevereiro de 1986, em São Paulo, Brasil. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 27 de Julho de 2011, na 1ª mão, da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos do Trabzonspor.
Cachecóis "O AMOR DA MINHA VIDA", incluídos no Pack Namorados lançado pelo Benfica em Fevereiro de 2012.
O Pack Namorados encontra-se disponível na Megastore do Benfica e na LOJA ONLINE. Para além destes dois cachecóis, o pack inclui ainda um preservativo Benfica e oferta de uma foto personalizada.
Ezequiel Marcelo Garay, nasceu a 10 de outubro de 1986, em Rosário, Argentina. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 27 de Julho de 2011, na 1ª mão, da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos do Trabzonspor.
Francisco Javier Garcia Fernández, nasceu a 8 de Fevereiro de 1987, em Múrcia, Espanha. Cumpre a 3ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 16 de Agosto de 2009, na 1ª Jornada do Campeonato Nacional, frente ao Marítimo.
Óscar René Cardozo Marin, nasceu a 20 de Maio de 1983, em Doctor Juan Eulogio Estigarribia, Paraguai. Cumpre a 5ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 14 de Agosto de 2007, na 1ª Mão da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Copenhaga.
Cardozo é actualmente o jogador estrangeiro com mais golos marcados ao serviço do Benfica e o 13º melhor marcador de sempre em jogos oficiais.
Pablo César Aimar Giordano, nasceu a 3 de Novembro de 1979, em Río Cuarto, Argentina. Cumpre a 4ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 24 de Agosto de 2008, na 1ª Jornada do Campeonato Nacional, frente ao Rio Ave.
Manuel Agudo Durán (Nolito), nasceu a 15 de Novembro de 1986, em Cádiz, Espanha. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 27 de Julho de 2011, na 1ª mão, da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos do Trabzonspor.
Axel Thomas Witsel, nasceu a 12 de Janeiro de 1989, em Liège, na Bélgica. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 27 de Julho de 2011, na 1ª mão, da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos do Trabzonspor.
Cachecol da Casa do Benfica em Lenzburg, casa nº 225, fundada a 18 de Junho de 2006.
Um agradecimento especial ao meu grande amigo PEDRO MAIA pela ajuda prestada na obtenção deste cachecol.
Cachecol da Casa do Benfica em Caldas de São Jorge, casa nº 80, fundada a 24 de Março de 1995.
Um agradecimento especial ao meu grande amigo FERNANDO DA SILVA pela ajuda prestada na obtenção destes últimos três cachecóis.
Cachecol da Casa do Benfica no Peso da Régua, casa nº 111, fundada a 21 de Outubro de 1999.
Cachecol da Casa do Benfica no Entrocamento, casa nº 122, fundada a 16 de Junho de 2000.
Cachecol oficial da linha jogadores, época 2011/12.
Artur Guilherme Moraes Gusmão, nasceu a 25 de Janeiro de 1981, em Leme, município brasileiro do estado de São Paulo. Cumpre a 1ª época ao serviço do Benfica, realizou o seu primeiro jogo oficial a 27 de Julho de 2011, na 1ª mão, da 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos turcos do Trabzonspor.
Cachecol oficial de edição limitada lançado a 10 de Janeiro, dia de treino à porta aberta, no âmbito da campanha "SÁBADO TU MARCAS A DIFERENÇA". Em resposta a este apelo 56.155 adeptos marcaram presença no jogo de Sábado frente ao Setúbal, que o Benfica venceu por 4-1.
Cachecol do Museu pessoal do meu grande amigo Pedro Maia, dedicado ao Sport Lisboa e Benfica, acompanhem AQUI o crescimento deste Museu Glorioso.
Uma das vantagens do coleccionismo sem catálogo é o facto de podermos ser surpreendidos a qualquer instante... Como aconteceu com o cachecol que hoje apresento, trata-se de um cachecol em cetim branco, estampado, com o emblema policromático nas extremidades e com a particularidade de apresentar a imagem de 4 jogadores do Benfica: Chalana, Bento, Carlos Manuel e Stromberg. O que data este cachecol no início dos anos 80 pois estes apenas coexistiram no Benfica nas épocas de 1982/83 e 1983/84.
Fernando Albino Sousa Chalana, nasceu no Barreiro a 10 de Fevereiro de 1959. Iniciou a sua carreira no no Barreirense. Chega ao Benfica com apenas 16 anos, realizando o seu primeiro jogo oficial alguns dias depois de comemorar 17 anos. Não existem adjectivos suficientes para qualificar este jogador, para mim contínua a ser o melhor jogador de futebol que já tive o prazer de ver jogar ao vivo. No Benfica jogou um total de 12 épocas, realizando 310 jogos, marcando 47 golos. A sua ligação ao Benfica de 1975 a 1990 foi interrompida em 84, após uma brilhante participação no Euro 84, e por três épocas, período em que alinhou pelos franceses do Bordéus, numa transferência milionária no valor de 220.000 contos. Esta verba permitiu a Fernando Martins iniciar as obras de "fecho" do terceiro anel. Em 1987 regressa ao Benfica, no primeiro jogo os adeptos fazem-lhe uma recepção memorável onde, o "Estádio quase vinha abaixo". Em 1999 Fernando Chalana regressa aos quadros do Benfica, como técnico sobretudo associado às camadas jovens, tendo pontualmente ocupado o lugar de treinador adjunto da equipa sénior. Ficará igualmente na história por ter orientado por 11 vezes a equipa principal do Benfica, primeiro na época 2002/03, num jogo após a saída de Jesualdo Ferreira e enquanto Camacho não chegava, e no fim da época 2006/07, após o afastamento de Camacho, na sua segunda passagem pela Luz, Chalana toma novamente as rédeas da equipa orientando 10 jogos até ao fim da época.
Manuel Galrinho Bento, nasceu na Golegã a 25 de Junho de 1948. Iniciou a sua carreira profissional no Barreirense, transferindo-se em 1972 para o Benfica, onde ficou durante umas impressionantes 20 épocas, abandonando o futebol profissional já com 44 anos! Conhecido como "Yashin da Golegã" ou "o "Homem de Borracha" dada a sua elasticidade e pela forma como defendia bolas impossíveis apesar da sua baixa estatura, para a posição que ocupava, é para muitos o melhor guarda-redes de sempre quer no Benfica quer na selecção nacional. Com 465 jogos oficiais pelos encarnados é o guarda-redes que mais vezes defendeu a baliza dos encarnados, é o sexto jogador com mais jogos oficiais realizados. Conquistou um total de 16 títulos, 8 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças. Muitos episódios e defesas impressionantes dificilmente saíram da memória de muitos Benfiquistas, no meu caso jamais esquecerei uma saída aos pés de um avançado que resultou num corte na cabeça, na hora foi todo ligado e continuou o jogo, no fim foi ao hospital para ser suturado com quase 40 pontos!! O seu último jogo oficial foi a 20 de Maio de 1990, no Estádio da Luz, frente ao Belenenses, com mais uma brilhante exibição tendo sido unanimemente considerado o melhor em campo. Após terminar a sua carreira, permaneceu ligado ao seu clube de sempre, sempre como treinador de guarda-redes. Faleceu a 1 de Março de 2007, no dia seguinte à comemoração do 103º aniversário do clube.
Carlos Manuel Correia dos Santos, nasceu na Moita a 15 de Janeiro de 1958. Na sua juventude experimentou diversas actividades desportivas, do ténis de mesa ao hóquei em patins, seria no futebol que alcançaria notoriedade, primeiro no CUF, depois o Barreirense, para aos 21 anos ingressar no Benfica onde alinhou nove épocas, realizando 320 jogos oficiais, marcando 58 golos. "Considerado um dos melhores médios ofensivos portugueses da década de 80, tanto pelo SL Benfica como pela selecção, aliás foi ao serviço da selecção que alcançou um dos marcos na carreira, depois de ter marcado o golo da vitória contra a Alemanha que garantiu o apuramento para o Mundial de 86. Ao serviço do Benfica conquistou 4 campeonatos, 5 Taças de Portugal e 2 Supertaças. A conquista de uma das Taças de Portugal, marca um episódio que poucos Benfiquistas esquecerão, na final da época 1982/83, jogada no estádio das antas, entre o clube da casa e o Benfica, num ambiente bastante hostil, os encarnados venceriam por 1-0, com o golo a ser marcado precisamente por Carlos Manuel. Apesar de todos estes predicados, no final da época 1987/88 e sem que nada o justificasse a direcção do Benfica cede o jogador aos Suíços do Sion. Na época seguinte regressa a Portugal, e certamente ainda ressentido com a direcção do Benfica, ingressa no rival do Campo Grande, posteriormente alinha ainda no Boavista e no Estoril onde terminaria a sua carreira desportiva profissional.
Glenn Peter Strömberg nasceu em Gotemburgo, Suécia, a 5 de Janeiro de 1960. Iniciou a sua carreira no clube local o IFK Göteborg, onde alinhou cinco temporadas, tendo como ponto alto a conquista da Taça UEFA na época 1981/82, numa altura em que o clube era orientado por Sven-Göran Ericksson. Na época seguinte o treinador Sueco encontrar-se-ia ao comando do Benfica e conhecendo as características do seu jogador, que orientara durante quatro épocas, apercebeu-se das mais valias que este poderia trazer para o campeonato português, convenceu os dirigentes do clube a garantir a sua contratação. Ocupando a maior parte dos jogos o centro do terreno, alinhou num total de 44 jogos oficiais, 29 no Campeonato, 5 na Taça de Portugal, 2 na Supertaça e 8 nas Competições Europeias, marcando 6 golos. De referir que na sua primeira época apenas poderiam estar inscritos 2 jogadores estrangeiros, alinhando no máximo 1 por jogo, tendo a concorrência de Filipovic, felizmente na época seguinte a regra foi alterada para 3 inscritos podendo alinhar 2 por jogo. Em duas épocas conquistou 2 Campeonatos Nacionais e ainda uma Taça de Portugal. Com a partida de Ericksson para a Roma, Strömberg também optou por partir para Itália, à data destino de eleição para todos os jogadores, tendo alinhado pela Atalanta até ao fim da sua carreira. A necessidade de pagar as obras de "fecho" do 3º anel terá sido o motivo pelo qual Fernando Martins facilmente acedeu ao desejo do atleta em partir.
Cachecol oficial, licenciado pelo Basileia, comemorativo do jogo entre o clube Suiço e o Benfica relativo à 3ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões época 2011/12, realizado em Basileia a 18 de Outubro de 2011, que os encarnados venceram por 2-0, com golos de Bruno César e Cardozo.
Pode ler AQUI a crónica do jogo no site da UEFA.
Cachecol comemorativo do jogo particular realizado entre o Benfica e o Galatasaray, realizado a 12 de Novembro de 2011, no Estádio La Praille em Genebra, perante cerca de 15.000 espectadores.
Aproveitando a pausa para os jogos das selecções, o Benfica apresenta-se sem alguns dos jogadores mais utilizados que se encontravam ao serviço das respectivas selecções, aproveitando Jorge Jesus a oportunidade de chamar a equipa principal alguns atletas da equipa júnior. Assim o Benfica alinha de início com Artur; Miguel Vítor, Jardel, Garay e Capdevilla; Javi Garcia; Nolito, David Simão e Luis Martins; Rodrigo Mora. No decorrer da partida alinharam ainda Emerson, Cafú, Rúben Pinto, Ivan Cavaleiro e Paulo Teles. Bruno Varela, Eliseu e Miguel Herlein foram igualmente convocados mas não jogaram.
O encontro foi claramente dominado pelo Benfica que vence os turcos por 2-0, como golos de Miguel Vítor aos 47 minutos e Saviola aos 55.
Cachecol da Casa do Benfica em Viseu, casa nº 168, fundada a 20 de Outubro de 2003.
O meu agradecimento ao amigo Luis Monteiro, também ele coleccionador, pelo envio do cachecol.
Cachecol da Associação do Benfica em Gruyère, um município do Cantão de Fribourg, na Suiça.
Cachecóis oficiais, comemorativos do jogo da 6ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões época 2011/12, que opôs o Benfica aos Romenos do Otelul Galati, em jogo realizado em Lisboa a 7 de Dezembro de 2011.
Pode ler AQUI a crónica do jogo no site da UEFA.
Cachecóis da Casa do Benfica em Aveiras de Cima, casa nº 91.
Cachecol da Casa do Benfica em Tondela, casa nº 40.
Cachecol da Casa do Benfica em Fátima, casa nº 138.
Cachecóis da Casa do Benfica em Aljustrel, casa nº 64.
Cachecóis da Casa do Benfica em Portalegre, casa nº 44.
Cachecóis da Casa do Benfica em Barcelos, casa nº 136.
Duas versões do cachecol Benfica Sempre. Este cachecol, com o lema da presente época, é distribuído exclusivamente com o novo Kit Sócio.
Deixo aqui uma palavra de agredecimento a quem me ofereceu estes cachecóis.