Duas versões do cachecol Benfica Sempre. Este cachecol, com o lema da presente época, é distribuído exclusivamente com o novo Kit Sócio.
Deixo aqui uma palavra de agredecimento a quem me ofereceu estes cachecóis.
Cachecol personalizado, comemorativo da conquista da Supertaça, em Futsal, época 2011/12.
O Benfica defronta, na 14ª edição da Supertaça de Futsal, o sporting vencedor do Campeonato e da Taça de Portugal, na época 2010/11. Esta prova, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol realizou-se na Arena de Portimão, a 3 de Setembro de 2011.
Pelo Benfica alinharam de início Marcão, Diece, Arnaldo, Davi e Diego Sol. Alinharam ainda Vítor Hugo, Joel Queirós, Bruno Coelho, Marinho, Teka, Gonçalo Alves e Anilton. Os golos do Benfica foram apontados por Joel Queirós, inaugurando o marcador aos 8 minutos, por Marinho, fazendo o 2-1 aos 36 minutos e pelo guarda-redes Marcão, aos 37 minutos, num golo de baliza a baliza faz o 3-1. No final os Encarnados vencem o encontro por 3-2.
Com esta vitória o Benfica garante o 5º título em 14 edições da prova, tornando-se no clube com maior número de conquistas, tendo participado em 7 finais desde que a secção foi criada em 2001-02.
Cachecol licenciado pela UEFA, comercializado pelo Manchester United, comemorativo dos jogos entre o clube britânico e o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões época 2011/12.
Pode ler AQUI a crónica do site da UEFA, do jogo realizado em Manchester, cujo resultado permitiu ao Benfica o apuramento para a fase seguinte da competição.
Cachecol da Casa do Benfica em Ovar, Casa nº 106.
Deixo aqui uma palavra de agradecimento ao Amigo Joaquim Castro de Paço Brandão pelo envio do cachecol. Convido todos a visitarem o seu MUSEU dedicado ao Sport Lisboa e Benfica.
Cachecol da Casa do Benfica da Charneca da Caparica, Casa nº 231.
O projecto de uniformização da imagem das Casas, Delegações e Núcleos do Sport Lisboa e Benfica, que começou a ser delineado em 2007 consiste em, como o próprio nome indica, criar uma imagem comum a todas estas "embaixadas" do clube, que se encontram espalhadas por todos os continentes. Como o presidente Luís Filipe Vieira disse recentemente trata-se "de um projecto de paciência", que conduzirá no futuro a que todas as Casas partilhem a mesma identidade.
O merchandising é uma das áreas onde incide este projecto, e à semelhança do que acontece com o Clube, as peças mais solicitadas são precisamente os cachecóis, podendo as Casas optar por três composições tipo (A, B e C), como se pode ver na imagem ao lado, existindo abertura para pequenas alterações. Elemento comum é o logo da Casa, que para além do emblema do Clube, possui ainda um desenho representando algo característico e identificador da região onde esta se localiza.
A versão mais solicitada, tem sido a B. Pessoalmente é a que mais aprecio, por ser a mais equilibrada ao nível da composição. Apresentando ao centro em grande dimensão o logo da Casa, à esquerda o emblema do Benfica e à direita o respectivo número.
Cachecóis oficiais, comemorativos do jogo da 4ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões época 2011/12, realizada em Lisboa a 2 de Novembro de 2011.
Pode ler AQUI a crónica do jogo no site da UEFA.
Cachecol de origem Suiça, comemorativo dos jogos com o Basileia para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões, época 2011-12.
Cachecol da Casa do Benfica em Gross-Umstadt, Casa nº 104. Groß-Umstadt é uma cidade do estado federal de Hesse na Alemanha. Tem cerca de 22.000 habitantes, sendo que 1 em cada 8 habitantes possui raízes portuguesas, com a particularidade de desde 1998 se encontrar geminada com Santo Tirso.
Cachecol não licenciado, comemorativo da 11ª edição do Torneio do Guadiana, realizado nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2011 no Estádio do Algarve, com a participação do Benfica, do Paris Saint-Germain e o Anderlecht.
No primeiro jogo, o Benfica defronta os Franceses e vence por 3-1. Alinhando de início Artur Moraes, Miguel Vítor, André Almeida, Fábio Faria, Javi Garcia, Bruno César, Aimar, Nico Gaitán, Matic, Enzo Peréz e Cardozo. Entraram ainda no decorrer do jogo Nolito, Nuno Coelho, Urreta, Witsel, Franco Jara e Saviola. Cardozo, Franca Jara e Saviola foram os autores dos golos do Benfica. No segundo jogo do Torneio, o PSG e o Anderlecht empataram a 1 golo.
No derradeiro jogo do Torneio o Benfica defronta os belgas do Anderlecht, empatando a 2 golos. Alinhando de início Artur Moraes, Miguel Vítor, André Almeida, Fábio Faria, Javi Garcia, Nico Gaitán, Matic, Witsel, Enzo Peréz, Franco Jara e Saviola. Alinharam ainda Daniel Wass, Bruno César, Nolito, Aimar, Urreta, David Simão e Cardozo. Saviola e Urreta, marcaram os 2 golos do Benfica.
Com estes resultados o Benfica conquista pela 3ª vez consecutiva este Torneio de pré-época, totalizando cinco títulos. De realçar ainda Saviola que conquistou os prémios para melhor jogador e melhor marcador da competição.
Cachecol comemorativo do 4º Torneio de Verão Vila de Alcochete, organizado pela Casa do Benfica de Alcochete, tendo este ano como Patrono Paulo Fernandes, treinador da equipa sénior de futsal do Benfica. Este torneio, realizado no Pavilhão Municipal de Alcochete, contou com a participação de diversas Casas e Filiais do Benfica, abrangendo vários escalões etários, dos petizes aos veteranos.
Cachecol não oficial, comemorativo do jogo com o AC Milan, referente à 5ª Jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, época 2007-08.
O jogo realizado no dia 28 de Novembro de 2007, terminou com um empate a um golo, com os italianos a marcarem primeiro por Pirlo aos 15 minutos para 5 minutos mais tarde Maxi Pereira restabelecer a igualdade.
Cachecóis oficiais, comemorativos do jogo da 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões época 2011/12, realizada em Lisboa a 14 de Setembro de 2011.
Pode ler AQUI a crónica do jogo no site da UEFA.
Cachecol em tecido leve, tipo cetim, composto por três faixas unidas através de costura, duas vermelhas laterais e uma branca central. Na faixa central encontra-se estampado, em ambas as extremidades, o emblema bem como o nome do clube.
Este processo de cachecóis compostos por diferentes faixas é típico dos finais dos anos 70 e princípio dos anos 80. Neste período as técnicas da estampagem ainda não se encontravam totalmente aperfeiçoadas e muitas peças ficavam inutilizadas por defeitos no processo. Ao limitar a superfície de estampagem a uma faixa central reduzia-se consideravelmente o desperdício de tecido, sendo igualmente uma forma simples de dar alguma vibração cromática ao cachecol.
Cachecol oficial licenciado pelo Twente, comemorativo do jogo com o Benfica, referente à 1ª mão do Play-Off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, realizado a 16 de Agosto de 2011 em Enschede, no De Grolsch Veste Stadion.
Once again I thank my good friend José Machado for sending me the scarf.
Cachecol não oficial comemorativo dos jogos entre o Benfica e o Estugarda dos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, época 2010/2011.
Este cachecol insere-se numa categoria que apelido de "cachecóis personalizados", que tiveram na época passada um grande crescimento. Encontrando o seu mercado através da internet, quer seja através do contacto directo ou através de venda em diversos fóruns ou sites de leilões/vendas.
Não se deverá confundir "cachecóis personalizados" com "cachecóis piratas", enquanto estes últimos eram produzidos e vendidos às centenas, os primeiros são regra geral edições muito limitadas, com destinatários fixos, muitas vezes vendidos apenas pelo desenho e produzidos consoante os pedidos.
Este novo tipo de cachecóis obrigou-me a reflectir um pouco sobre o propósito desta colecção, que genericamente é o de coleccionar todos os cachecóis associados ao Sport Lisboa e Benfica. Para tal, partilho aqui o exemplo do próximo jogo da Liga dos Campeões contra o Manchester United, em que entre o que já se encontra à venda na internet e o que me foi proposto, totalizo já 9 cachecóis diferentes !!! Alguns deles apenas "em desenho", sendo que ao comprar um cachecol destes poderei ser o único detentor do mesmo... Sendo nitidamente um mercado em crescendo, não seria de espantar que dentro de um ano em vez de 9 potenciais cachecóis existam, para o mesmo evento, 30 versões diferentes !!!
A conclusão a que cheguei parece-me óbvia, não considerar este tipo de cachecóis como coleccionáveis. Abrindo uma excepção apenas nos casos de acontecimentos / eventos marcantes do Sport Lisboa e Benfica para os quais não existam outras alternativas.
Cachecol em malha polar, com emblema antigo bordado.
Comprei este cachecol num leilão de angariação de fundos por parte da ASSOCIAÇÃO BIANCA, uma associação que tem por missão salvar animais abandonados e animais em risco, do concelho de Sesimbra, promover a sua recuperação e encaminhá-los para adopção responsável, através de um contrato de adopção de animal de companhia.
Faça uma visita ao site da ASSOCIAÇÃO BIANCA e se puder contribua de alguma de forma, estará assim a ajudar esta Associação que graças ao seu esforço, trabalho, empenho e dedicação à causa animal e ambiental no Concelho de Sesimbra, foi reconhecida ministerialmente no dia 21 de Junho de 2010, pelo Despacho nº 10298/2010, publicada no Diário da República, 2.ª série - N.º 118 - 21 de Junho de 2010, como Instituição Particular de Utilidade Pública.
Cachecol comemorativo da parceria entre o Sport Lisboa e Benfica e a Fitamétrica, uma rede imobiliária portuguesa que fruto desta parceria oferece, a quem comprar ou vender casa com a sua ajuda, red passes ou camisolas autografadas por jogadores do Benfica.
Deixo aqui o meu agradecimento à Fitamétrica pela oferta deste cachecol.
Cachecol comemorativo do Torneio Taça Vila dos Campeões, edição 2009. Cascais foi o palco da segunda edição da Taça Vila dos Campeões, um torneio nacional de futebol juvenil (sub-15) organizado pela Foot21 em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, que decorreu entre os dias 27 a 29 de Dezembro, com a participação do Benfica, Sporting, Porto, Guimarães, Braga, Belenenses, Estoril e Académica.
O Benfica foi o grande vencedor da competição ao bater na final o porto. Pelos encarnados participaram os seguintes atletas Ruben Correia Alfaiate, Tiago João Gonçalves Marques, João Aniceto Grandela Nunes, Alexandre Correia Alfaiate, Pedro Miguel Braga Rebocho, Muelson Herry Samate, Miguel Angelo Peres Lopes, Filipe Guterres Nascimento, João Oliveira Gomes, Marcos Paulo Mesquita Lopes, Diogo Neto Mauricio, João Miguel Lopes Tagarrinha, Nelson Macedo Monte, Rafael Filipe Ramos Almeida, Raphael Gregório Guzzo, Pedro Manuel Coelho Correia, Miguel Angelo Costa Paz Miguel, Rui Gonçalo Adão Manique Caniço. Sendo a equipa técnica constituida pelo treinador Luis Manuel Correia Silva Araujo, pelos treinadores adjuntos João Pedro Furtado Oliveira e Pedro Manuel Valido Franco, pelo treinador de guarda redes Paulo Marques, pelo enfermeiro/massagista José Antonio Alves Migueis e pelo delegado delegado Luis Batista.
De referir ainda que o Benfica esteve presente na final das 3 edições já realizadas, vencendo duas delas.
Exemplo engraçado e demonstrativo da "criatividade" de alguns vendedores na reciclagem de cachecóis que vão ficando esquecidos nos armazéns. Trata-se de um cachecol não oficial, da época 2008/09, em que foi estampado a branco "CAMPEÃO 2009/2010". Este cachecol foi vendido às centenas junto ao Estádio Municipal de Coimbra aquando da final da Taça da Liga da época passada.
Cachecol comemorativo do jogo que opôs o Sport Lisboa e Benfica à selecção Angolana, no âmbito das comemorações dos 35 anos de independência de Angola, realizado no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, a 10 de Novembro de 2010, perante cerca de 49.000 espectadores.
O Benfica, orientado por Jorge Jesus, alinhou com Júlio César (Moreira 45)(Roberto 80), Luís Filipe, Sidnei (Luisão 45), David Luiz (Roderick 45), Fábio Faria (Weldon 63), Airton (Carlos Martins 63), Salvio (Mantorras 45), Gaitán (Felipe Menezes 52), Aimar (César Peixoto 45), Saviola (Maxi Pereira 55) e Franco Jara (Nuno Gomes 63).
O Benfica venceria o encontro por 2-0, com Franco Jara a inaugurar o marcador, aos 39 minutos, depois de cruzamento da direita de Luís Filipe. Aimar fez o segundo golo, nos instantes finais da primeira parte, num lance em que combinou bem com Saviola. Com esta vitória o Benfica conquista o troféu "Taça da Independência de Angola".
Cachecóis oficiais, comemorativos do jogo da 2ª mão do "Play-Off" de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões época 2011/12, realizada em Lisboa a 24 de Agosto de 2011.
Após o empate a 2 golos, no jogo da 1ª mão na Holanda, o Benfica domina por completo o jogo da 2ª mão vencendo por 3-1, como dois golos de Witsel e um de Luisão, apurando-se assim para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Pode ler AQUI a crónica do jogo no site da UEFA.