Lenço, scarf em inglês, de origem Inglesa em cetim de 1968, produzido aquando da viagem do Benfica a Inglaterra para defrontar o Mancheter United, na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus jogada no Estádio de Wembley em Londres.
O Benfica ia disputar a sua quinta final em oito épocas, o Manchester United era o primeiro clube Inglês a disputar uma final, à época o prestígio do Benfica e dos seus jogadores em Inglaterra era imenso, fruto das conquistas das duas Taças de Campeões Europeus retratadas no desenho do lenço, das conquistas em Portugal e pela presença de inúmeros jogadores seus na Seleção Nacional que dois anos antes havia conquistado o terceiro lugar no Mundial de Inglaterra.
O desenho, de origem Inglesa como já referido, identifica já o Benfica como um símbolo de Portugal, colocando lado a lado as bandeiras do clube e do país, retratando a Torre de Belém, reconhecido emblema da cidade de Lisboa e de Portugal, a par do antigo Estádio da Luz. Junto ao estádio imagem da equipa que conquistou a segunda Taça de Campeões Europeus em 1962. Ainda a presença da famosa imagem de José Águas a erguer a primeira Taça conquistada pelo Benfica em 1961 e o treinador Elek Schwart a erguer o troféu da Taça de Honra da AFL em 1964.
É inequívoca a carga simbólica deste lenço, colocando já o Sport Lisboa e Benfica como símbolo de uma nação.
Cachecóis oficiais, comemorativos do jogo da 4ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, época 2016-17, que opôs o Benfica ao Dinamo de Kiev, em jogo realizado no Estádio da Luz a 1 de Novembro de 2016, que o Benfica ganhou por 1-0.
Pode ler AQUI a crónica do jogo no site da UEFA.